6 de jan. de 2012

Hoje dia dos Reis Magos e de queimar as palhinhas!

Em todo o terrítorio brasileiro os católicos e povo de terreiro comemoram a Visita dos Santos Reis Magos à lapinha do Menino Jesus e queimam as palhinhas que adornam o presépio.

Cada um dos três Reis Magos, seguindo uma estrela, saíram do seu país, encontraram-se durante a viajem, e foram até Belém adorar o Deus Menino em sua manjedoura, levando presentes. Baltazar, africano, levou a mirra, para protegê-lo das doenças; Gaspar, indiano, presenteou com incensos, cujos aromas protege das energias negativas e dos insetos; e Belchior, europeu, deu o ouro, que representa a nobreza e era oferecido somente aos deuses.

Para comemorar a data no Brasil, o povo realiza os reisados e pastoris (no blog, abordei sobre esses folguedos ano passado), que saem cantando loas e louvoures ao Rei Menino e aos Magos e aos donos de casa onde aportam.
Para quem monta pastor e presépios, tradicionalmente, hoje é o dia dos Pastores e Pastoral, se despedirem do público e dos presépios serem desmontados. Nos tempos correntes, alguns promesseiros podem quimar as palhinhas e encerrar o Auto de Natal, em outra data de janeiro. Em casa de terreiro, acontecem junto com as festas em homenagem a São Sebastião, dia 20.01, ou na data determina pelo "Santo" da casa.

O ritual de quiemação de palhinhas consiste em rezas e ladainhas (em latim) realizadas por mulheres rezadeiras (atualmente há homens realizando essa função), acompanhadas por musica instrumental; queimação das palhinhas em fogareiro; e a distribuição de bolos, doces, café e chocolate quente aos convidados, em loucas e talheres finos.

Com a modernidade e o crescente público infantil e jovem participando do evento, oferece-se refrigerante, salgados, pipoca, cachorro quente, entre outras iguarias.

Sugestão de queimação de palhinhas para o dia de hoje:

- Museu Histórico e Artístico do Maranhão , às 18h, no Centro Histórico.
- Presépio de Dona Glorinha, na rua 7, Bairro do São Francisco, às 19hs.
- Pastoral Y Bacanga, rua Iraque, s/nº, Anjo da Guarda , às 19h.
- Igrejas da cidade, às 17h e às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário