12 de fev. de 2011

Fofão símbolo do carnaval maranhense


Durante o carnaval as ruas das cidades do Maranhão são invadidas pelos fofões.


São adultos e criancas fantasiados com um macacão (folgado) de chita colorido (atualmente encontra-se nas ruas fofões com macação de seda) com guisos que fazem barulhos chamando a atenção das pessoas.


No rosto uma máscara assustadora de pano,  borracha ou de papel maché. Na mão uma boneca e uma varinha para se defender dos cachorros. Quem pegar na boneca tem que pagar um trocado para não ser perseguido até o dia acabar.

5 comentários:

  1. Alguém aí já notou que os carnavais de rua de São Luís estão perdendo o brilho?
    O único lugar onde existe fofão no mundo é aqui em São Luís! Não seria um motivo de orgulho?
    Quando era criança, cansei de brincar de fofão, sempre saia com um pedaço de pau para afugentar os cachorros, meu sonho era aquela máscara dos ratos, achava o máximo, hoje, tenho 21 anos, e falta uma semana para o carnaval, mandei fazer um pra mim e saí brincando...
    A realidade que se viu foi só uma, a das pessoas olhando tão admiradas que parecia que isso era de outro mundo... sabe!?
    Não sei se me achavam louco ( o que eu não me importo) ou diferente demais no meio da multidão... ( só tinha eu vestido assim), parecia que a infância de ontem, não contava mais.
    Hoje, todos vão para o interior, se você for pelas BRs é um caos, porque não se tem educação no trânsito e ninguém tem paciência...chegando lá colocam as músicas que querem nas suas caminhonetes possantes , compram enorme quantidade de bebida alcóolica e acham que carnaval é colocar forró, funk e o que mais me entristece - AXÉ, para o povo ouvir, além de ser uma poluição sonora... é um lixo,deviam por no mínimo marchinhas.
    Pra quem não sabe em Recife - PE é considerado crime o carro que for pego com som alto enaltecendo o carnaval da Bahia com músicas de artistas como Asa de águia ou Chiclete com Banana!!! o dono tem o carro apreendido, rebocado e o som é destruído, porque lá se tem repeito e admiração pelo carnaval local, o carnaval do frevo e das tradições de lá, assim como Olinda - PE.

    Será que uma banda de axé como uma dessas é mais importante?
    Será que eles ficam felizes ao pegar nosso dinheiro e levar pra Bahia?
    Será que o carnaval da Bahia já não ganha tanto dinheiro?
    Quer ir pra Bahia vá! mas escute suas músicas lá na Bahia! pelomenos ná nossa época carnavalesca!
    Perdeu-se o respeito!!!
    Eu pergunto : -" QUAL A FIGURA PRINCIPAL DO CARNAVAL MARANHENSE"
    pensou-se logo nele não foi !?
    O fofão, uma manifestação cultural ímpar, não um simples pano florido e uma máscara

    é um personagem que leva alegria e enche de cor os olhos das pessoas!
    Como seria bom ver todo mundo de fofão!!!
    as crianças, os pais, as mulheres, os jovens.
    E o pior é que são esses jovens que acham que é "pagar mico" sair vestido assim, pensando que as garotas não vão dar "bola", coitados... falo por mim e posso afirmar que elas acham lindo isso !
    Esses jovens que tem vergonha ?! Vergonha é o pai não mostrar a história e a grandeza disso pro seu filhinho , vergonha, é enaltecermos a festa dos outros Estados, vergonha é nos envergonharmos da nossa própria cultura.
    Rio de Janeiro é Rio de Janeiro!!! O que que a gente quer em colocar uma passarela do samba aqui em São Luís!? é pra arrecadar mais dinheiro pra Sarney? é isso?

    Saudade dos antigos carnavais, onde a violência era menor, onde a tristeza ficava em casa...
    Por que o tempo não parou quando eu tinha 7 anos de idade...? Saudade dos carnavais de outrora.
    Obrigado
    Guilherme Macedo - odontologia

    ResponderExcluir
  2. Guilherme,
    Maravilhosa a sua reflexão. Essa é a minha preocupação com nossa combalida cultura.
    Vejo que a tendência é piorar ainda mais.

    Renato Pereira

    ResponderExcluir
  3. Apoiado Gui, carnaval do maranhão é bloco de sujo!!! Sem auto falantes, apenas com instrumentos musicais.! Nada de corda, Bahia é Bahia, Rio de Janeiro é Rio de Janeiro, Passarela e abadá PRA LÁ!!!!!! Extinguir o fofão é negar nossa própria cultura, Deveria ter um policiamento mais ostensivo e não acabar com o fofão, uma vez que sua imagem ANTECEDE qualquer direito de repressão pela polícia... QUER DIZER SE UM CABOCLO DE PENA SAIR ASSALTANDO AS PESSOAS NO SÃO JOÃO, VÃO ACABAR COM O BUMBA BOI Também????? CARNAVAL! TEM QUE TER FOFÃO!

    Márcia Alencar - Medicina UFMA

    ResponderExcluir
  4. Jonatas, a brincadeira de fofao, não foi proibida. Houve, uma certa pausa em virtude da violencia urbana, crescente nos anos 1980. Na atualidade, vem crescendo, em virtude do crescente numero de oficinas de confeccao de mascaras e fofao e sua indumentaria, levando as pessoas a redescobrir essa forma de se divertir durante as folias de momo.

    ResponderExcluir